Sobre o Tempo


Quantas vezes já me perguntei: O dia acabou e o que eu fiz para mim? Ou ainda " quando conseguirei fazer minhas unhas?" ou pior " Que vontade de fazer xixi, mas agora não da!!!"

São questões como essa que me fizeram parar para pensar um pouco sobre a rotina de uma dona de casa. É simples assim: não ha tempo para nada e ao mesmo tempo, fazemos tudo. De arrumar a casa, passando por fazer comida, trocar fralda, levar e buscar o mais velho na escola e quando nos damos conta, o dia terminou e nem sequer tivemos tempo de pensar na gente.

Somos engolidas pela rotina e os afazeres domésticos numa avalanche que cresce com o passar das horas. Quanto mais tempo temos, mais coisas temos para fazer.


Por isso, cheguei a conclusão que: se temos tempo para tudo, por que diacho não temos tempo para nós? Precisamos de quantos minutos para dedicação a si mesma? O que é cuidar de si mesma? Será que assistir uma serie sem interrupções para petições ou choros me bastava? Será que um tempinho para ler algo interessante, me olhar no espelho, fazer minha unha sozinha é algo a mais na minha lista de afazeres domésticos?

Pensando nisso e em tudo que mudou minha vida após sair do trabalho, resolvi criar algumas regras para: 1 Não ser engolida pelo "tudo que preciso fazer" 2 Ter tempo para pensar sem ser lista de mercado, mamadeira, lavar louca, etc…e 3 ficar mais bonita, atualizada e automaticamente ter conhecimentos que fogem da rotina.

Primeira Regra - Uma coisa de cada vez.

Arrumar a casa toda em um dia para mim e impossível. Então resolvi limpar uma parte de casa por dia. 
Anotei no meu celular e coloquei recorrência semanal e isso foi muito bom pois como no trabalho externo, ter uma organização do que fazer ajuda e muito a administração do seu tempo.
Deixei também um dia exclusivo para lavagem das roupas e outra para arruma-las. No meu caso esse tema e o que mais causa bagunça aqui em casa.

Segunda Regra - Evitar fazer tarefas domesticas na parte da tarde

Normalmente, quando acordamos temos mais pique para fazer tudo. No meu caso, levo o filho para escola pela manha e chego em casa já sabendo o que vou fazer. Faço tudo ate a hora do almoço, pego o meu filho na escola, dou o almoço para ele e os pequenos. Pela tarde, o mais velho volta para escola e como os pequenos já estão alimentados, tiram uma soneca. 
E ai que entra o pulo da gata! E nessa hora que tento dedicar o tempo para mim. Não importa se o banheiro esta sujo, ou se a sala esta bagunçada porque eu sei o dia que vou limpa-la E além disso, se eu tivesse trabalhando fora, tudo ia continuar bagunçado. A diferença e que eu ficaria o dia todo sem ver, trabalhando igual uma maluca e esperando o fim de semana para limpar. 
Por isso, procuro centralizar meu tempo (ou o pouco tempo que tenho) da tarde para mim. Claro que não da pra fazer isso todos os dias. Por isso, pelo menos três vezes na semana tenho as tardes da semana marcadas na agenda do celular como "Dedique este tempo a você".
Desta forma me lembro que ter um tempo para mim, e tão importante como fazer as outras tarefas de casa.

Terceira Regra - Deixe tudo pronto na noite anterior

A organização e o preparo do dia seguinte e sempre melhor se realizado com antecedência. Além da economia do tempo, você se sente melhor sabendo que ao acordar não terá que pensar "onde esta tal coisa" ou "que roupa eu vou colocar" ou ainda " onde esta aquela blusa que eu estava procurando". Alem disso, se você já tem tudo preparado, sobra um tempo para você da uma alongada na cama, se arrumar para sair de casa, preparar um cafe com calma….


Essa foi a forma que encontrei de colocar em ordem tudo que faço e ainda sobrar um tempo para conseguir fazer coisas que queria sem ter que depender exclusivamente do meu esposo olhar os meninos.

E confesso, isso me ajudou e muito! As vezes não da pra seguir a risca. Por exemplo, se chove no dia de lavar a roupa, com certeza essa tarefa ficará para o dia seguinte. Mas, o mais importante é que no meio de todas as tarefas que faço no dia a dia, coloquei uma onde tentava fazer a risca. Dedicar um tempo para mim.
Ter tempo para fazer algo, não e uma questão do quanto se tem a fazer durante aquele dia, e sim, do foco e da importância que você da para aquela tarefa. Claro que existem tarefas necessárias como cozinhar, trocar fraldas, etc…

Mas percebi que se eu não focasse o tempo de dedicação para fazer algo que eu quisesse, iria culpar a rotina o resto da minha vida.
Por isso, se você é uma dona de casa que esta sendo engolida pelas rotinas diárias que nunca tem fim mas sempre tem que fazer, pare agora!!! 
Pense que se você dedicar uma ou duas horas para fazer algo que goste (seja ler um livro, fazer algo manual como costurar, ou tricô) não vai te atrasar em nada. Mas com certeza te proporcionara um bem estar enorme.

Atualmente eu dedico meu tempo para escrever este blog. Mas tenho muito planos. Entre eles, ter tempo para fazer um curso relacionado a musica (aulas de violão), aprender uma nova língua.
E a boa noticia e que hoje tudo fica muito mais fácil. A internet te proporciona muito mais que checar Instagran e Facebook. Hoje em dia e possível você aprender muito e o melhor, gratuitamente. 

Por isso gata, faça do seu tempo, um tempo de enriquecimento, seja cultural, financeiro, de habilidades ou de qualquer outra coisa que te leve a fazer algo diferente da rotina que você leva.
Tenho certeza que assim como eu, você terá uma experiencia incrível.

Então, vamos dedicar um tempo a você?


Comentários